sexta-feira, 5 de março de 2010

Diogo Macedo [ Escultor Português]



Diogo de Macedo matriculou-se na Academia Portuense de Belas Artes em 1902. Acabou o curso em 1911 e partiu para Paris onde frequentou as Academias de Montparnasse e a Escola Nacional de Belas Artes.
Em 1914, Diogo de Macedo voltou a Portugal e realizou exposições no Porto e em Lisboa. Em Março de 1919, casou com Anna Sotto Mayor na cidade do Porto, realizando sucessivas exposições e viajando por França e Itália.
Em 1941, Diogo de Macedo ficou viúvo e renunciou-se à escultura. Três anos mais tarde foi nomeado director do Museu Nacional de Arte Contemporânea.
Em 1946 o artista casou-se, em segundas núpcias, com Eva Botelho Arruda e durante o ano seguinte realizou conferências sobre Soares dos Reis. Durante 1948 fez uma viagem a África e realizou uma exposição deslumbrante sobre Arte Moderna em Angola e Moçambique.
Diogo de Macedo visitou o Brasil em 1950, onde realiza conferências sobre Soares dos Reis.
Em 1953 publica Columbano e, em 1958, Machado de Castro. Diogo de Macedo teve uma participação literária em Monografias de Arte, assim como na primeira e segunda séries da colectânea Museum.

Gostava muito de ter conhecido as obras deste escultor.

Sem comentários:

Enviar um comentário