O cinema é a arte de representar imagens em movimento projectadas num ecrã. Em 1895 realizou-se a primeira projecção, que utilizou o aparelho que os irmãos Lumière tinham inventado: o cinematógrafo. Nos primeiros filmes, as imagens sucediam-se a grande velocidade dando a sensação de movimento, eram a preto e branco e não tinham som. Mostravam-se cenas e acontecimentos da vida real, mas a partir de 1902 o cinema começou a mostrar histórias de ficção. Para isso, era preciso escrever guiões e contratar actores que os interpretassem. Começa a indústria do cinema e os EUA colocam-se à frente, transformando Hollywood no centro mundial de produção de filmes.
Em 1927 estreou-se o primeiro filme sonoro, O cantor de jazz, e em 1934 projectaram-se os primeiros filmes a cores. Grandes realizadores como John Ford ou George Cukor enchiam os ecrãs com filmes interpretados por grandes actores: Greta Garbo, Marlene Dietrich, Gary Cooper, etc. Os desenhos animados também fizeram parte no mundo do cinema graças a Walt Disney.
Em Hollywood, a Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas entrega todos os anos os Óscares, prémios que se concedem aos filmes, aos actores e às equipas técnicas que mais se destacaram no ano anterior. Os filmes que mais óscares receberam foram: Ben Hur, Titanic e O senhor dos anéis - O regresso do rei com 11 estatuetas, seguidos por West Side Story, com 19, e por Gigi, O último imperador e O paciente inglês com 9.
Na minha opinião, o cinema é muito divertido e sempre tive muita curiosidade em saber mais sobre como é este "pequeno mundo".
Sem comentários:
Enviar um comentário