sábado, 27 de fevereiro de 2010

Índia [ País da Ásia ]

A Índia é um país da Ásia Meridional onde a sua capital é Nova Délhi.

É o sétimo país com a maior área geográfica, o segundo país mais populoso e a democracia mais populosa do mundo.

É limitado ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, tendo uma costa com 7.517 km.

A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união com um sistema de democracia parlamentar. O país tem a décima segunda maior economia do mundo em taxas de câmbio e a quarta maior economia em poder de compra. As reformas económicas feitas desde 1991, transformaram o país em uma das economias onde foi mais rápido assistir ao crescimento do mundo, no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo e doenças.

O clima da Índia varia entre o tropical, a sul, e o mais temperado, no norte. O clima indiano é fortemente influenciado pelos Himalaias e pelo deserto de Thar.

A maior religião do país é o hinduísmo com mais de 80 por cento, embora alguns grupos pratiquem o islamismo, o jainismo, o siquismo , o cristianismo e o Budismo.

A bandeira nacional da Índia foi adoptada durante uma reunião da Assembleia Constituinte, realizada em 22 de Julho de 1947, vinte e dois dias antes da independência indiana do Reino Unido. Na Índia, o termo "tricolor" é normalmente utilizado para se referir à sua bandeira nacional.


Escolhi este país da Ásia, pois os meus tios já lá foram e disseram-me coisas maravilhosas sobre e , então, decidi saber mais sobre este país.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Camilo Castelo Branco [Escritor]


Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825 . Foi um escritor português de romances, cronicas, crítico, foi dramaturgo, historiador, poeta e tradutor.
Camilo teve uma vida atribulada, passional e impulsiva. Uma vida tipicamente romântica que lhe serviu muitas vezes de inspiração para as suas obras. Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus artigos literários.

Foi órfão de mãe quando tinha um ano de idade e de pai aos dez anos, o que fez com que amadurece-se mais rapidamente e que fez como que passasse a estar muito descontente com a vida. Foi recebido por uma tia de Vila Real, e depois por uma irmã mais velha, recebendo uma educação irregular através de dois padres de província.

Com apenas dezasseis anos, Camilo casa com Joaquina Pereira de França e passa a viver em Friúme (Ribeira de Pena). O seu casamento precoce, ao que consta, foi resultado de uma mera paixão juvenil, não tendo resistido muito tempo acabando, anos mais tarde, por se casar com Ana Plácido.

No ano seguinte prepara-se para entrar na Universidade, para estudar com o Padre Manuel da Lixa, em Granja Velha. Começou o curso de Medicina no Porto, tem por fim não o concluído, optando por Direito. A partir de 1848 começa uma vida de descuidada repleta de paixões, passando o seu tempo em cafés e salões burgueses.

Em 1885, já com 60 anos, é-lhe atribuído o título de visconde de Correia Botelho.

A progressiva e crescente cegueira (causada pela sífilis), impede Camilo de ler e de trabalhar capazmente, o que o mergulha num enorme desespero.
Camilo Castelo Branco,acaba por morrer a 1 de Julho de 1890, em São Miguel de Seide, depois da consulta a um oftalmologista que lhe confirmara a gravidade do seu estado, acaba por se matar dando um tiro em si mesmo.

Decidi fazer sobre este escritor porque sempre tive interesse em conehcer a vida do homem que escreveu o famoso livro, Os Maias.

Nova Zelândia [País da Oceania]



A Nova Zelândia (em Inglês New Zealand) é um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas massas de terra principais (comumente chamadas de Ilha do Norte e Ilha do Sul) e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham.
A Nova Zelândia é notável por seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2000 km a sudeste da Austrália através do mar da Tasmânia e os seus vizinhos mais próximos no norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga. Devido ao seu isolamento, a Nova Zelândia desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles.
A maioria da população da Nova Zelândia é de ascendência Europeia, os nativos Māoris são a maior minoria. Asiáticos e polinésios não-Māori também são grupos de minoria significativa, especialmente em áreas urbanas. A língua mais falada é o Inglês.
A Nova Zelândia é um país desenvolvido que se posiciona muito bem em comparações internacionais sobre o desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, paz, prosperidade, liberdade económica, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa e protecção das liberdades civis e dos direitos políticos. Suas cidades também são consideradas as mais habitáveis do mundo.
Elizabeth II, como a Rainha da Nova Zelândia, é a chefe de estado do país e é representada por um Governador-Geral cerimonial, que detém poderes de reserva. A rainha não tem nenhuma influência política real e sua posição é essencialmente simbólica. O poder político é mantido pelo democraticamente eleito Parlamento da Nova Zelândia, sob a liderança do Primeiro-Ministro, que é o chefe de governo do país.
Eu acho que a Nova Zelândia é um pais muito giro devido a sua paisagem, também acho que é um pais muito desportista devido as suas actividades radicais e também por ter uma das melhores equipas de rugby do mundo.

Siza Vieira [Arquitecto]


Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, nasceu no dia 25 de Junho de 1933 em Matosinhos, e é um arquitecto comtemporâneo português.
Cresceu em Matosinhos e actualmente é casado, e tem duas filhas, a Joana, e o Álvaro.
Licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, que frequentou 6 anos. A sua primeira obra foi a cozinha da sua avó, que o lançou para várias obras ao longo da sua vida.
Ao longo da sua vida tem ganho vários prémios e reconhecimentos internacionais, que faz dele um arquitecto internacionalmente famoso.
Hoje ainda cria vários projectos mas não com tanta regularidade.

Museu do Brinquedo



O Museu do Brinquedo é um museu regional, situado em Sintra, Lisboa.Este museu conta com uma bela colecção internacional de brinquedos que variam de aviões, a soldados, passando por carro, comboios, bonecas e até mesmo casas.

Todos os brinquedos existentes no Museu foram recolhidos ao longo de mais de 60 anos pelo coleccionador, João Arbués Moreira. Este começou a cria-la quando tinha 14 anos e os primeiros brinquedos que pertenceram a esta colecção tinham-lhe sido oferecidos pelos pais e avós.Com o passar do tempo a colecção começou a aumentar e a curiosidade de João também, pois queriam sempre saber mais acerca das peças que ia encontrando, a sua origem e as história por trás dos brinquedos.

Sem se dar conta, a colecção já era constituída por mais de 40.000 brinquedos diferentes e o coleccionador viu-se obrigado a criar uma fundação para guardar todos estes brinquedos.Assim em 1987, foi criada a Fundação Arbués Moreira onde foi colocada toda a colecção. Dois anos mais tarde, em acordo com a Câmara Municipal de Sintra, esta permitiu que se criasse o Museu do Brinquedo, ali mesmo, em Sintra. A colecção continuou sempre a crescer, chegando a um ponto em que algumas peças tiveram de ser doadas a outros museus pois apesar de se ter aumentado o espaço do museu, o espaço nunca era suficiente para os milhões de brinquedos lá existentes.
Assim surgiu o novo espaço, situado no antigo Quartel dos Bombeiros de Sintra, onde além da exposição permanente, existe ainda uma sala de exposições temporárias e uma oficina de restauro.

Decidi investigar mais sobre este museu e publica-lo aqui pois pareceu-me um museu muito interessante, e de certeza que existem mais pessoas como eu curiosas em saber mais sobre este museu.

Rafael Bordalo Pinheiro - O Pintor


Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro nasceu a 21 de Março de 1846 em Lisboa. Desde cedo que mostrou que tinha talento, e em 1860 inscreveu-se na Academia das Belas Artes.
Na sua vida adulta começou por ganhar a vida nas artes plásticas, mas nao com muito sucesso.
Fez a sua primeira exposição em 1868, onde apresentou oito aguarelas baseadas nos trajes típicos da época. Mais tarde ganha o seu primeiro premio internacional, na Exposiçao Internacional de Madrid, e aí começando a ter prestígio internacional como ilustrador.
Em 1875 criou a sua obra mais conhecida: Zé Povinho, que retratava o povo portugues de uma forma simples mas ao mesmo tempo fabulosa.
Em 1885 exprimentou trabalhar no barro, onde nao teve tanto sucesso.
Em 23 de Janeiro de 1905, em Lisboa, Rafael Bordalo Piheiro faleceu.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Joss Stone

Joscelyn Eve Stoker, mais conhecida por Joss Stone, nasceu em Dover, Inglaterra, no dia 11 de Abril de 1987. É cantora e compositora de soul e R&B e uma actriz que ganhou vários BRIT Award e um Grammy Award. Joss Stone vendeu dez milhões de álbuns em todo o mundo e, só nos Estados Unidos, em três álbuns, vendeu 2,722,000 milhões de discos.

Como cantora, em 2002 saiu de Inglaterra para uma audição em Nova York com Steve Greenberg, o chefe da área executiva da S-Curve Records. Após a audição, Joss Stone assinou um contrato global com a BMG Music Publishing no Reino Unido. Desde então, começou-se a dar com artistas como Blondie e Gladys Knight. Foi nomeada a porta-voz da Gap, embora, segundo consta, tenha sido despedida por causa de boatos que afirmavam que ela vivia com Beau Dozier (filho do produtor Lamont Dozier), com vinte e cinco anos, enquanto ela tinha apenas dezassete.

Como actriz, fez a sua estreia em 2006, no cinema com o filme de fantasia, Eragon, onde interpretava a bruxa Angela.Em 2009, interpretou o papel de Ana de Cleves na série dramática da Showtime The Tudors.

Na minha opinião, Joss Stone é uma óptima cantora e actriz cheia de boas canções e filmes. No fundo, com uma carreira de sucesso.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Padrão dos Descobrimentos


O Monumento aos Descobrimentos, popularmente conhecido como Padrão dos Descobrimentos, localiza-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal.
Em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o monumento foi erguido para celebrar os elementos envolvidos no processo dos Descobrimentos portugueses.
O monumento original foi encomendado pelo regime de António de Oliveira Salazar aos arquitectos Cottinelli Telmo (1897-1948) e Leopoldo de Almeida (1898-1975), para a Exposição do Mundo Português (1940), e desmontado em 1958.
O actual, uma réplica do anterior, foi erguido em betão com esculturas em pedra de lioz, erguendo-se a 50 metros de altura. Foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador
O monumento tem a forma de uma caravela estilizada com o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis sobre a entrada. D. Henrique, o Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela nas mãos. Em duas filas descendentes, de cada lado do monumento, estão as estátuas de heróis portugueses ligados aos Descobrimentos. Na face ocidental encontram-se o poeta Camões, com um exemplar de Os Lusíadas, o pintor Nuno Gonçalves com uma paleta, bem como famosos navegadores, cartógrafos e Reis.
Eu acho que o Padrão dos descobrimentos é um monumento muito giro de visitar pois quando subia lá cima conseguimos ver uma grande parte de Lisboa.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

D. Afonso Henriques


D. Afonso I de Portugal, mais conhecido pelo seu nome de conde, Dom Afonso Henriques, a 6 de Dezembro de 1185 foi coroado primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão em 1143 no tratado de Zamora.
Em beneficio das suas múltiplas conquistas, que ao longo de mais de quarenta anos se duplicaram, o seu pai deu-lhe o cognome de o O conquistador. Também é conhecido como O Fundador e O Grande. Os muçulmanos, em sinal de respeito, chamaram-lhe Ibn-Arrik («filho de Henrique»), tradução literal do patronímico Henriques) ou El-Bortukali («o Português»).
Eu escolhi esta personagem histórica devido a sua coragem.

Counter-Strike

Counter-Strike, mais conhecido por CS, é um dos jogos online mais populares do mundo. Ele pode ser jogado em computador e mais recentemente em Xbox.
É um jogo na primeira pessoa de tiro e é jogado em equipas, de terroristas e contra-terroristas, que tem o objectivo de se matar uns aos outros.

Eu recomendo este jogo a todas as pessoas que gostam de andar aos tiros, mas nao é só andar aos tiros. Também é perciso ter estratégia, habilidade e trabalho de equipa. Para quem gosta é um dos melhores jogos da actualidade e é muito viciante.

Hoje em dia, ja existem campenatos, torneios, e com premios em dinheiro. No Japão, já existem empresas que contratam jogadores a tempo inteiro, para jogarem em campeonatos de counter strike e ganhando seus "prizes-money".


5 de Outubro [Feriado Nacional]

Como a maioria das pessoas deve saber, no dia 5 de Outubro ninguém trabalha pois é feriado em Portugal. Mas Porquê?

No dia 5 de Outubro de 1929, devido à instabilidade política que já se vinha a sentir, deu-se a queda da Monarquia em Portugal e iniciou-se a implantação da República.
Nessa tarde, o partido Republicano Português, proclamou a Republica na varanda da Câmara Municipal de Lisboa. A isto sucedeu-se um período de democracia republicana, que se caracterizou por fortes instabilidades políticas, conflitos com a Igreja, mas ao mesmo tempo, grandes progressos na educação pública.

Daí em diante todos os dias 5 de Outubro são feriados em Portugal, pois foi nesse dia que Portugal passou a ser uma República, como já referimos anteriormente.

Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa onde as cores passaram a verde e vermelho, que significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis.
A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco Reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa , composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional.

Decidi escolher esta data pois para além de ter curiosidade em saber mais sobre a implantação da República, ao ver todos os feriados em Portugal, foi o que me suscitou mais interesse.

Para o ano a República Portuguesa faz 100 anos e para os mais curiosos, aqui vai o vídeo onde tudo começou.


Facebook


Tudo começa quando uma pessoa se regista, introduz os seus dados e começa logo a navegar e a descobrir o mundo deste site. Depois convida amigos, coloca fotografias no seu albúm e já está pronto para fazer mil e um quizes, entrevistas e jogos.


O Facebook é um site onde se podem fazer de tudo. Desde ser um óptimo agricultor ( criando a Farmville) e conhecer e conversar com pessoas através do chat.


Nos dias de hoje, o Facebook é muito utilizado por todas as pessoas de todas as idades, e já é raro alguém não ter, nem que o tenho criado por curiosidade após uma amigo lhe ter falado.

Para mim, o Facebook, é um site muito engraçado pois pode-se fazer de tudo, como já referi anteriormente. Muitas pessoas acham este site perigoso, por se colocar fotografias na internet onde toda a gente pode ver e saber os nossos dados, mas hoje em dia, toda a gente pode controlar tudo, desde por o seu perfil em privado onde apenas os seus amigos o podem visitar a controlar quem o quer convidar, logo as fotografias também não são um perigo porque se só se aceitar amigos, supostamente a pessoa conhece-o.


Existem mais sites semelhantes ao Facebook, como o Hi5, mas para mim, apesar de gostar mais do Facebook, o Hi5 tem mais segurança, pois ninguém pode copiar as fotografias que a pessoas tem no Hi5 para o computador, enquanto no Facebook pode. Outra das seguranças que o Hi5 te e o Facebook não é que , no Facebook, qualquer pessoa que tente visitar o perfil de uma pessoa que o tem bloqueada, pode saber alguns dos seus dados, como a data de nascimento, o local onde vive e em alguns casos o mail, (se a pessoa o deixar) enquanto no Hi5 vê apenas o distrito.